A ASSOCIAÇÃO

O foco da ANICA é apoiar a atividade de todos os Associados e fazer a representação dos mesmos perante as instituições financeiras, instituições bancárias e pela entidade reguladora – o Banco de Portugal -, bem como promover a aquisição de novas competências profissionais e aumentar a Literacia Financeira de toda a sociedade. Podem ser Associados da ANICA, os Empresários em Nome Individual ou as Sociedades em Nome Coletivo que atuem como Intermediários de Crédito registados e autorizados pelo Banco de Portugal.

Quem somos?

Associação sem fins lucrativos que representa o sector financeiro especializado na atividade de Intermediação de Crédito, agrupando as empresas e os trabalhadores independentes que atuam com a supervisão e autorização do Banco de Portugal.

A nossa missão

Contribuir ativamente para a melhoria contínua da atividade, impulsionando padrões de excelência que promovam o desenvolvimento socioeconómico do país. Valorizamos o poder do networking como ferramenta essencial para fortalecer relações profissionais. Simultaneamente, fomentamos a partilha de conhecimento entre os nossos Associados, acreditando que a cooperação de experiências são pilares fundamentais para o crescimento sustentável do sector.

O nosso objetivo

Promover e defender os legítimos interesses e direitos dos nossos Associados. Trabalhamos para fortalecer o desenvolvimento e o reconhecimento da independência técnica da atividade de Intermediação de Crédito, assegurando elevados padrões de qualidade e competência. Além disso, comprometemo-nos a zelar pelo cumprimento rigoroso das regras de ética profissional, promovendo uma prática transparente, responsável e alinhada com os deveres do sector.

Vantagens

Acesso ao Supervisor e outras Entidades Reguladoras.

Acesso a informação, ferramentas e formação adequada ao exercício da atividade.

Acesso a uma rede de parceiros fornecedores de serviços necessários para a atividade.

Selo de Qualidade ANICA, mediante subscrição de um Código de Ética.

Acesso a eventos e proximidade aos principais intervenientes do sector financeiro.

Defender a profissão, credibilizando os critérios e exigência de acesso à mesma.

INDIVIDUAL

EMPRESÁRIO EM NOME INDIVIDUAL (ENI)

EMPRESAS

SOCIEDADE EM NOME COLETIVO​