“A relevância dos Intermediários de Crédito vinculados na literacia financeira e no apoio ao consumidor”, por Licínio Santos (CEO do Montepio Crédito)

Num contexto económico cada vez mais complexo, a literacia financeira assume um papel determinante para a tomada de decisões conscientes e responsáveis, assim como, para a redução da desigualdade social. É neste cenário que os Intermediários de Crédito vinculados se devem revelar agentes fundamentais, não apenas na facilitação do acesso ao crédito, mas também na promoção do conhecimento financeiro junto dos consumidores.

Estes profissionais, atuando sob rigorosos padrões regulatórios, devem garantir que cada proposta de financiamento seja acompanhada de informação clara, transparente e adaptada às necessidades do cliente. Ao explicar conceitos como taxas de juro, prazo, impostos, encargos e os principais detalhes contratuais, contribuem para que os consumidores compreendam plenamente os compromissos que assumem, evitando situações de sobre-endividamento e promovendo escolhas mais sustentáveis.

Adicionalmente, os Intermediários de Crédito vinculados desempenham um papel essencial na democratização do acesso ao crédito. Ao aproximar instituições financeiras dos cidadãos, asseguram que as soluções mais adequadas estejam disponíveis para os mais diferentes perfis e circunstâncias, reforçando a confiança global dos consumidores no sistema financeiro e fomentando a inclusão económica.

Num país onde os níveis de literacia financeira ainda apresentam desafios, a atuação destes profissionais deve ser um verdadeiro serviço público que acrescente valor, credibilidade e transparência a todo o ecossistema. Ao ouvir e conhecer cada cliente, e conjugar conhecimento técnico, proximidade e responsabilidade, devem ajudar a transformar o crédito num instrumento de desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa e socialmente mais sustentável.

Reconhecer, valorizar e premiar adequadamente o trabalho dos Intermediários de Crédito vinculados, sempre e quando estes se evidenciem neste serviço de valor acrescentado, é por isso, investir numa sociedade mais informada, mais protegida e mais bem preparada para enfrentar os desafios financeiros do presente e do futuro.

www.montepiocredito.pt

Partilha este artigo: